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PERGUNTAS FREQUENTES

01
O que é Identidade Visual?
 

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

A confecção de um logótipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

 

 

 

 

02
Por que eu deveria investir em Identidade Visual?

 

Sua empresa é como uma pessoa, ela precisa de uma identidade própria que a torne única. Isso irá transmitir confiança para o seu cliente, além de facilitar a memorização e identificação da sua empresa nos mais variados meios de contato com a marca, seja através de um simples cartão de visita a sacolas, embalagens, papel timbrado, envelopes, site e redes sociais.

1. AGREGA VALOR A MARCA
Marcas que apresentam um design interessante tendem a conseguir se diferenciar dos concorrentes,

conseguindo aumentar o valor percebido pelos seus consumidores, o que permite praticar preços com

maior margem de lucro.

2. AUMENTA A VISIBILIDADE
Marcas sem design ou com design ruim e sem um pilar estratégico por trás são ignorados e geralmente

precisam investir mais em marketing e publicidade.

3. FACILITA A COMPRA
Um bom design é um facilitador e ajuda o consumidor na decisão de compra.

4. OTIMIZA A USABILIDADE
O bom design diminui drasticamente a curva de aprendizado.

5. CONSTRÓI IDENTIDADE
Marcas são como pessoas: sem identidade se tornam irrelevantes. O design ajuda a fixar forte impressão

na construção da personalidade da marca.

6. RETÉM O PÚBLICO ALVO
Um bom design cria identificação, fazendo com que seu cliente sempre dê preferência para sua marca.

7. CREDIBILIDADE
A confiança é a primeira coisa que se perde quando nos deparamos com uma comunicação visual mal feita.

8. FACILITA A COMUNICAÇÃO
Ter uma identidade visual bem projetada vai tornar a conversa com o público muito mais direcionada.

03

Qual a diferença entre Logotipo e Identidade Visual?

 

É importante destacar que logotipo e identidade visual não são a mesma coisa. Logotipo é apenas um elemento gráfico que representa sua empresa. O projeto de Identidade Visual é muito mais completo pois envolve, além do logotipo, uma série de elementos que vão dar personalidade para sua marca como cores, tipografia, ícones, texturas, padrões, entre outras possibilidades.

Ao iniciar seu negócio, certamente a primeira coisa que você vai cogitar é, "preciso de um logotipo", certo? A maioria dos proprietários de pequenas empresas queimam importantes fases do desenvolvimento de uma marca e vão direto para a criação de um logotipo e encerram o dia confiantes de que seu negócio está pronto para ingressar no mercado profissional. Ter um logotipo sem uma identidade visual estruturada é como colocar a carroça na frente dos bois.

Sem um plano definido para sua marca e aparência visual, fica difícil ter
uma imagem coesa para seus clientes. Isso geralmente faz com que um cliente não consiga identificá-lo – tornando mais difícil criar conexões e fidelizar. Geralmente, também exige que o logotipo seja editado assim que a identidade da marca estiver firmemente estabelecida.

04

Como faço para contratar seus serviços?

O primeiro passo é você entrar em contato comigo e me explicar um pouco do seu negócio. Caso você seja da minha cidade marcaremos se possível uma reunião presencial, caso contrário faremos uma reunião online. Após isso vou enviar para você o Brief. O Brief é um formulário que serve para coletar informações importantes que me ajudaram não só na realização do seu projeto, mas também são informações que me ajudam a chegar num orçamento ideal para você.

05

Como realizar o pagamento?

O pagamento pode ser feito via transferência bancária ou boleto. 50% antecipado e o restante na apresentação do projeto. Parcelamentos no cartão de crédito devem ser consultados.

06

Qual o prazo médio para a entrega

da apresentação do projeto?

O projeto é apresentado somente quando tenho certeza de que o design representa que todos os valores que a marca precisa transmitir.

Em média, projetos de identidade de marca duram em torno de 40 dias úteis. Porém dependendo do grau de complexidade do projeto é possível a necessidade de estipular um novo prazo.

 

Meu tempo de trabalho em um projeto é dividido da seguinte forma:

  1. Pesquisa

  2. Fundamentação

  3. Design

É importante ressaltar que, caso eu já esteja desenvolvendo outros projetos, o seu irá entrar na fila.

07

O que eu vou receber ao termino do projeto?

 

Marca: arquivos finais em EPS, PNG e JPG

Itens solicitados além da marca: todos os materiais solicitados serão preparados para produção conforme necessidade de cada item.

08

Se eu optar por fazer apenas o logotipo, você faz?

Faço sim! Mas eu sempre vou apresentar ao cliente uma possibilidade muito melhor e muito mais interessante do que ter apenas um logo ou um símbolo gráfico. Vou sempre mostrar os benefícios de se investir em um projeto de marca como o Branding, ou um projeto mais básico, como o desenvolvimento de uma Identidade Visual que também possui estratégias que visam entender a demanda do negócio do cliente, porém se você deseja começar seu negócio de uma forma que ele possa ser enxergado como uma marca forte e única, o mais sensato é investir em um projeto de Branding.

09

Você entrega os materiais impressos?

 

Sim. Se o cliente optar por fazer a impressão dos materiais comigo

será analisado quais materiais e quais as quantidades desejadas.

Posteriormente enviarei o orçamento referente aos impressos.

10

Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz

apenas a impressão de materiais?

 

Sim, há a possibilidade, porém dou sempre maior prioridade para desenvolver os materiais dos projetos que comecei do zero. Uma vez que meu objetivo não é apenas ganhar dinheiro vendendo produtos, mas sim enriquecer meu portfolio com trabalhos que nasceram das minhas mãos.

11

Você desenvolve sites ou outros

trabalhos de design?

Dentro dos diversos nichos de atuação no Design Gráfico, hoje o meu foco é direcionado para o design de marca que engloba serviços como o Branding, Naming e a Identidade Visual Estratégia. Porém, também tenho o conhecimento prático e técnico para gerar trabalhos de outros nichos do design como por exemplo: Design de embalagens, Motion Art, Social Media, Tratamento de Fotos e até mesmo na área de Web Design.

 

Para você contratar esses tipos de serviços de mim tudo dependerá do projeto. Se for algo interessante para eu ter em meu portfolio e se no momento houver disponibilidade para eu desenvolver poderemos fechar negócio sim.

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O estúdio está localizado na cidade de Jaú/SP, mas atendemos remotamente todo o Brasil. Nosso foco é o desenvolvimento de design de marca, incluindo projetos de Branding, Naming e Identidade Visual para pequenas e médias empresas que acreditam no potencial do design para alcançar o sucesso.

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